Depois de uma fase transitória de cerca de dois meses, um despacho da Diocese de Coimbra nomeou o padre Fernando Rodrigues de Carvalho como prior da Freguesia do Paião.
Dadas as suas outras ocupações paroquiais e a extensão da Paróquia do Paião que como se sabe inclui a Borda do Campo, Fernando Carvalho irá ser auxiliado principalmente pela equipa sacerdotal do Alqueidão e contará com a colaboração do Ministro da Palavra José Mateus. Tem 43 anos, nasceu em Vila Nova, Miranda do Corvo, a 11 de maio de 1976. Recebeu ordenação sacerdotal em junho de 2004 pelo pela mão de D. Albino Cleto, então Bispo de Coimbra. Desde outubro de 2018 tem exercido as funções paroquiais na Mata Mourisca, Ilha e Guia, do Arciprestado de Pombal.
Jornada de homenagem ao Padre Manuel Silva
Entretanto, encontra-se já em fase preparatória uma jornada de homenagem ao Padre Manuel Silva, de 91 anos, no Paião, onde terminou há pouco tempo a sua carreira como pároco. que tem data marcada para 22 de setembro e que deverá contar com a presença de D. Vergílio Antunes que presidirá a uma Celebração Eucarística seguida de um Porto de Honra a que se seguirá um almoço no restaurante 'O Peleiro', com a participação da banda da Sociedade Filarmónica Paionense.
O Padre Manuel começou por nascer e viver no Louriçal, vizinho e de mãos dadas com o convento que sempre acarinhou, mas rapidamente estendeu a sua vida ao Seminário da Imaculada Conceição da Figueira da Foz (cidade onde, aliás, reside há mais de duas décadas), depois a Coimbra, onde continuou e terminou estudos. Seguiram-se Alhadas, Brenha, Quiaios, Bom Sucesso e Paião.
Durante 38 anos foi professor da Escola Bernardino Machado da Figueira da Foz e, atualmente, ainda exerce o cargo de Capelão da Polícia de Segurança Pública. Escreveu em diversas publicações, principalmente do concelho.
A comemoração terá lugar no Paião. Mas a sua influência, a sua intervenção, contemplou muitos e variados palcos.