Acreditamos que um investimento desta ordem numa zona muito importante da cidade merece um estudo prévio detalhado e discutido publicamente para avaliação do seu custo benefício. Louva-se a discussão pública (CMFF, 02.08) mas estranha-se a pouca informação e a falta de qualidade da apresentação do projeto – trata-se de um PowerPoint genérico, amador, sem qualquer referência à Instituição promotora nem aos técnicos envolvidos.
O MPV avaliou a proposta em vários dos seus pontos principais, tomando posição e fazendo sugestões e recomendações com o objetivo de melhorar a qualidade da intervenção.
Estamos certos que o atual projeto não corresponde aos atuais requisitos societais de sustentabilidade ambiental e económica, obrigatórios no âmbito de um esforço global para minorar o impacto das alterações climáticas.
Esperemos que este nosso trabalho sirva para melhorar o atual projeto, abrindo novos horizontes aos decisores e confrontando os técnicos da CMFF com desafios que não foram tidos em conta na elaboração da reformulação do jardim municipal.
Somos um conjunto de cidadãos unidos em torno de uma ideia simples: queremos uma cidade com um Jardim Municipal mais vivo, mais participado, preservando o património arbóreo e em que haja uma verdadeira ligação às Abadias. Um valor pelo qual lutamos há décadas tornar a cidade e o concelho da Figueira da Foz mais verdes e sustentáveis, legando uma cidade melhor às gerações vindouras.
(P´lo Movimento Parque Verde, Pedro Rodrigues Jorge)...................................................................................................................
Conjunto de contributos e recomendações do Movimento Parque Verde para uma melhoria do Projeto de Requalificação do espaço do Jardim Municipal: (Clicar nos módulos para melhor os visualizar)