17/08/16

Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz = O historial e reportagem fotográfica ao quartel

(NOTA INTRODUTÓRIA DO AUTOR: O primeiro registo de legislar sobre o “fogo” em Portugal data de 23 de Agosto de 1395, em Carta Régia de D. João I, na qual se implementava a dinamização e apoio a instituições de elevado valor e necessidade. Estava assim dado o primeiro passo que iria permitir a criação de organizações de utilidade pública. 
Em 14 de Julho de 1513 implementou-se na cidade do Porto a existência de fiscais encarregues de verificar se o lume era apagado à noite, e em 1681 a Câmara de Lisboa adquire na Holanda o primeiro material destinado à extinção de incêndios, tais como mangueiras, picaretas, alavancas, baldes de couro, arpéus, etc. 
Mas só em 29 de Janeiro de 1728 foi criada a COMPANHIA DO FOGO, percursora do Batalhão de de Sapadores Bombeiros do Porto, sendo esta a primeira corporação organizada que surgiu em Portugal. Anos mais tarde, em 1794, Lisboa criou o lugar de Inspector de Incêndios e Chafarizes. E em 1834 surge a 1ª COMPANHIA DE BOMBEIROS.) 
********************************************************************************** Em finais de 1882, com o argumento de que o Serviço de Bomba Municipal da Figueira da Foz não mostrava a eficiência pretendida, um novo movimento liderado por Custódio Braz de Lemos ganhou forma para angariar fundos para a constituição de um novo Corpo de Bombeiros que viesse dar resposta às reais necessidades e preocupações da população. 
Em 19 de Dezembro de 1882 foram publicados os estatutos da nóvel Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, precisamente no ano da elevação da Figueira da Foz a cidade. 
A sua primeira Assembleia Geral teve lugar a 16 de Setembro de 1883 na Sociedade Musical União e Recreio, tendo sido eleito Presidente da Direção o Conde de Tavarede e, como primeiro comandante, Ernesto Fernandes Tomás. 
A sede da Associação conheceu diversos locais até se instalar em edifício próprio, em 19 de Dezembro de 1910, na então Rua da Bica (Rua dos Bombeiros Voluntários desde 1932). O requerimento da licença da obra à Câmara Municipal foi feito por José Silva Rascão e tem a data de 13 de Julho de 1909.
(Do livro “A Figueira da Foz e o desenrolar da História” do eng. Manuel Joaquim Moreira dos Santos)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



(Foto da página do Facebook da AHBVFF)
Diversas e de vários anos: