31/07/15

Primeiro de Agosto, primeiro de… sugestões, animação, exposições e espetáculos!

Há um característico provérbio, que se diz oriundo da Figueira da Foz, que é muito citado no primeiro dia de agosto, precisamente o que se encontra, ainda que incompleto, em título. 
No entanto este ano permitimo-nos alterá-lo para: Primeiro de Agosto, primeiro de… sugestões, animação, exposições e espetáculos! 
-Já este fim de semana que se prevê em cheio, pode-se visitar a Feira do Livro (abriu hoje) no pavilhão multiusos, com livros dos mais recentes aos best-sellers, das obras infantis e juvenis aos livros técnicos e temáticos, e até livros a preços reduzidos, e onde também decorrerão exposições e outras atividades do âmbito das artes plásticas com a participação da Magenta e do Grupo de Artesãos da Figueira da Foz. 
E “Encontros / Sessões de Autógrafos” com os escritores Nuno Camarneiro – 1 de agosto (sábado), 21h30; João Santos – 2 de agosto (domingo), 17h30; e António Botto Quintans - 2 de agosto (domingo), 21h30. 
-‘A Viagem do Elefante’, um espetáculo teatral de rua do Trigo Limpo – Teatro ACERT, em coprodução musical com Flor de Jara (Espanha) e em parceria com a Fundação José Saramago, na Esplanada Silva Guimarães, 1 agosto 2015, sábado, 22h00. 
-O Núcleo Museológico do Sal comemora, ao longo de todo o mês de agosto, o seu VIII aniversário, com um vasto programa de atividades denominado “(A)gosto com Sabor a Sal”. A primeira das atividades previstas, no âmbito das comemorações do VIII aniversário do Núcleo Museológico do Sal, já no próximo dia 2 de agosto, domingo: uma Oficina de Escrita Criativa / Poesia. 
-Inauguração da exposição de Paula Rito, 50 obras de pintura sobre tela, Museu Municipal Santos Rocha Sala de Exposições Temporárias, 1 agosto a 11 outubro. 
-Na Figueira da Foz só por Preguiça não ouve boa música: A animação continua já este fim de semana. Sexta feira, das 19hh às 22h00, a Charanga da Sociedade Filarmónica Paionense desfila pelo Bairro Novo, atuando a partir das 22h00 no Espelho de Água. Meia hora mais tarde é a vez das Salty Dance animarem o mesmo espaço. Sábado, às 19h00, a Orquestra OPUS 21 dá boa música no Espelho de Água, abrindo o ciclo António Fragoso e, às 22h00 na Esplanada Silva Guimarães, o tal paquiderme Salomão... À mesma hora, mas no domingo 2 agosto, e na Praça 8 de Maio, ouvem-se os primeiros acordes das Serenatas do Mondego.
 Todos os espectáculos são de entrada livre. 
-8ª Edição do Festival ONJ – Orquestra Nacional de Jovens. O maior estágio de Orquestra Jovem em Portugal: os concertos em sala terão lugar hoje, 31 de julho, e 01 de agosto pelas 18h00 e 21h30, no CAE da Figueira da Foz.