O cartaz oficial das Festas Natal e Passagem de Ano, que irão decorrer de 30 de novembro a 05 de janeiro, foi divulgado na passada sexta-feira, 22 de novembro, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Estiveram presentes os Presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro; a vice-presidente, Ana Carvalho, a Chefe de Divisão de Turismo e Desenvolvimento Económico, Bárbara Ferreira e representantes das diversas entidades parceiras.
O programa das festividades do Natal e Passagem de Ano inclui diversas atividades, todas gratuitas: o Natal no Bairro Novo (30 novembro e 1 de dezembro); a República do Natal com NUFICOL (7 de dezembro); o Jardim do Natal (14 a 24 de dezembro); Concertos de Natal (01, 08, 16 e 20 de dezembro); a 6.ª corrida de São Silvestre (21 de dezembro) que voltará a ter início na freguesia de São Pedro, e que permitirá aos participantes atravessar a Ponte Edgar Cardoso; a 14.ª edição do Rally Fim de Ano (27 a 29 de dezembro), o Mercado de Ano Novo (28 a 31 de dezembro), a caminhada na Serra da Boa Viagem (01 janeiro); os tradicionais cortejos e espera dos Reis Magos e mini concertos de Ano Novo (4 e 5 de janeiro).
O presidente da autarquia, Carlos Monteiro, referiu que o programa resulta de «um encontro de vontades», «é uma festa para todos, feita por todos» e destacou as novidades, em particular o Comboio de Natal que, de 30 de novembro a 1 de janeiro irá efetuar, de hora a hora, um percurso circular, que inclui 6 paragens transversais, e também a mudança da Lapinha (propriedade da Fabrica da Igreja da Paróquia de São Julião) para o Jardim Municipal, passando assim a ser o ponto de chegada dos cortejos dos Reis Magos, promovidos pela Sociedade Filarmónica 10 de Agosto e pela Filarmónica Figueirenses, e que terão início em lados opostos da cidade.
A vice-presidente Ana Carvalho, referiu a este propósito, que a Figueira da Foz deve ser a única cidade onde há seis Reis Magos, nada que deva preocupar a autarquia, pois trata-se de «uma originalidade».
Para a noite da passagem de ano,que tem como mote “2020 motivos para vir à Figueira”, a aposta passa por um cartaz musical diversificado. Pelas 22h25 subirá ao palco, instalado na Praça do Forte, a banda do filme “Variações”, à 00h15 o rapper ProfJam e à 01h30 o DJ Tom Enzy. Pelo meio, às 00h00, não faltará o sempre expectável espetáculo piro musical.
Carlos Monteiro referiu que o programa musical foi pensado para todos. E se para o edil a banda do filme “Variações” é «para um público mais velho», Prof Jam, referiu a vice-presidente, Ana Carvalho, «é um nome que agrada muito aos adolescentes».
O programa de atividades conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), da Associação do Bairro Novo e com a colaboração de inúmeras coletividades/ associações e estabelecimentos comerciais do concelho.
O orçamento das festividades é de cerca de 243 mil euros, dos quais cerca de 118 ficaram por conta da programação da Passagem de Ano (65.500€ para o cartaz musical), cerca de 39 mil para o Jardim de Natal, 15.375€ para o espetáculo piro musical e cerca de 70 mil para as iluminações natalícias, instaladas em dez locais da cidade e em Buarcos, compostas por 432 mil lâmpadas LED (de baixo consumo) e que este ano incluem, numa perspetiva de valorização do património arbóreo da cidade, a iluminação de uma araucária, com cerca de 32 metros.
Relativamente ao ano 2018, o orçamento sofreu uma redução de cerca de 34 mil euros, contudo, Carlos Monteiro frisou que tal traduz apenas a diminuição do número de dias de festividades.
«Continuamos a querer que a cidade receba bem e que as pessoas voltem e desfrutem», referiu o autarca.
(Texto publicado na página do Facebook do Município da Figueira da Foz)