Com a chegada da Primavera chega também a 3ª edição do Jardim da Páscoa prometendo, uma vez mais, proporcionar às famílias, e sobretudo aos mais novos, muita animação.
Sob o lema ‘Figueira Famílias Felizes’ o Jardim da Páscoa abre as ‘portas’ às 14h30 de 24 de março, sábado, com a chegada do Coelhinho da Páscoa ao Jardim Municipal.
O simpático personagem não vem sozinho: com ele estarão todas as crianças que o desejarem e muitas criaturas mágicas, numa parada animada ao som da música e boa-disposição dos animadores do Jardim da Páscoa. Após a abertura de todos os espaços de animação, a festa continua com um espetáculo infantil inspirado na história de Alice no país das Maravilhas, bolas de sabão gigantes e artes circenses com malabaristas de fogo.
Para além da música, do teatro e das artes circenses, o Jardim da Páscoa terá atividades, jogos e animações ao longo de todo o evento e os miúdos (e também os graúdos) serão convidados a participar em workshops de pinturas e decorações, música e dança, malabarismo e andas, jogos tradicionais e atividades desportivas.
Não faltarão, para os mais pequeninos, as tradicionais e muito concorridas Caça ao Tesouro e aos Ovos… de chocolate, como manda a tradição.
Sujeitas a marcação prévia estarão ainda disponíveis sessões de contos e jogos para crianças dinamizados pela Biblioteca Municipal na ‘Biblioteca vai ao Jardim’.
E, por falar em sabores, no dia 31 de março ninguém vai querer perder as atividades que a Magenta realiza no Jardim, transformando os chocolates em ‘tintas’ prometendo telas de fazer crescer água na boca, brincadeiras e momentos divertidos, no momento para apreciar a “Chocol’arte” e com os habituais ateliers “Pinta o teu Ovo”, que decorrem durante todo o evento.
O mercadinho do Jardim da Páscoa promete sabores tradicionais da época e da região nas habituais casinhas que, para além de ser uma oportunidade para as empresas e particulares locais apresentarem os seus produtos ao público, permitem também às coletividades e associações locais a venda de produtos para recolha de fundos.
Outra novidade resultante da parceria com o exploratório será a presença do comunicador de ciência britânico, Ian Russell, um “mágico da ciência” que tem uma vasta experiência na dinamização científica de eventos. O fim-de-semana de encerramento do Jardim da Páscoa terminará em grande com dois espetáculos deste “mágico britânico”.
As escolas voltam a marcar presença na decoração do Jardim! Este ano, os cerca de 1500 alunos das escolas do Concelho (desde o ensino pré-escolar às EB 2/3) decoraram dezenas de ovinhos de Páscoa e suas “Mães Galinhas”.
Aberto diariamente, de 24 de março a 08 de abril, das 14h00 às 19h00, o Jardim da Páscoa promete ser uma boa razão para sair de casa e aproveitar o mercadinho (com sabores doces e salgados), os equipamentos de diversão (como o trampolim, os insufláveis, o carrossel) e muita animação, com especial atenção às artes circenses, incluindo uma performance de outras épocas, com a visita da companhia de Teatro Bombarda, presente na Feira Medieval Infante D. Pedro e que no dia 31 de março entre as 15h e as 16h visita o Jardim da Páscoa.
Organizado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, a 3ª edição do Jardim da Páscoa conta com os apoios da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião e da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) e com a participação de muitos artistas, associações e escolas do Concelho, que juntaram esforços para fazer deste Jardim da Páscoa o mais divertido de sempre.
……………………………………
No âmbito das iniciativas a realizar no Jardim da Páscoa a ACIFF destaca a 3.ª edição da “Eleição do Melhor Folar Tradicional da Páscoa da Figueira da Foz”.
Para avaliar tal prova foram convidados representante da Câmara Municipal, Escola Profissional da Figueira da Foz parceiro da ACIFF neste evento, também representante da Associação Figueira Sabor a Mar e da Direção da ACIFF.
O Turismo do Centro também se associa a este júri e a novidade é a participação de 8 Confrarias Gastronómicas Nacionais - "As Saínhas" de Vagos, Bolo de Ançã, Doçaria Conventual de Tentúgal, Rojões da Bairrada, Vinho de Lamas, Enogastronómica Sabores do Botaréu, Caldeirada do Peixe e Camarão de Espinho e da Geropiga de Moinhos e Arredores que farão parte dos provadores do júri e também nos irão brindar com uma mostra de alguns dos seus melhores produtos e sabores das suas regiões durante a tarde, no Jardim da Páscoa.
Esta é uma prova cega pois, os bolos estarão apenas identificados com um número e após a avaliação é que serão desvendados os participantes e eleitos os vencedores. Haverá a eleição do melhor e serão ainda atribuídas 2 menções honrosas.
De salientar que a Padaria Dionísio venceu a 1.º eleição do folar em 2016, e em 2017 saiu vencedor a Pastelaria Café Nau.
A ACIFF convida todos a estarem presentes no jardim municipal, no próximo domingo, pois o público em geral também poderá fazer parte do júri e colaborar na eleição do vencedor de 2018.