18/03/15

Associação Viver em Alegria: A estrutura operacional e o projeto Auchan

A Associação de Solidariedade Social Viver em Alegria, fundada em 28 de janeiro de 1999, tem como objetivos prioritários promover ações de solidariedade social, nomeadamente ao nível da proteção à infância e juventude, tendo sempre presente o auxílio às famílias e pessoas mais frágeis da sociedade, ajudando-os através de apoio psicossocial e projetos de reintegração social.
No âmbito da ação social a Associação desenvolve várias atividades dirigidas à família e comunidade. O Centro de Apoio à Vida Dr.ª Natércia Crisanto é uma resposta social que apoia mulheres grávidas ou com filhos, referenciadas com falta de competências parentais, e inseridas em contexto de vulnerabilidade social. Apoiam neste momento 82 famílias, com 98 crianças.
Na área da população idosa a Associação é responsável pela Universidades Sénior da Figueira da Foz, desenvolvendo um trabalho de cariz formativo e recreativo como forma de ocupar os tempos dos “seniores”. De realçar a existência de dois grupos de teatro: “Os Dinâmicos” e “Teatro Oblíquo”, com atividade regular, bem como um Grupo Coral.
A Associação apoia a comunidade figueirense como entidade distribuidora do Banco Alimentar Contra a Fome e do Fundo Europeu de Auxilio a Carenciados (FEAC).
Paralelamente, a Associação tem vindo ao longo dos anos a desenvolver diversas ações nas áreas do emprego, formação e empreendedorismo no âmbito do Programa Operacional Emprego Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS) e do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).
Projeto Ser para Crescer
O Projeto Ser para Crescer é um projeto de natureza sócio-educativa que visa apoiar crianças, adolescentes e jovens adultos, bem como as suas famílias, num universo de pessoas particularmente desfavorecidas.
Alicerçada na experiência, será uma atividade complementar à intervenção desenvolvida pela Associação Viver em Alegria no âmbito do Centro de Apoio à Vida Dr.ª Natércia Crisanto, acompanhando crianças e adolescentes em risco de abandono escolar que apresentem/manifestem comportamentos disruptivos e fracos níveis de motivação face ao sistema de ensino/escolar, com o intuito de promover e reajustar a integração escolar e contribuir para a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso educativo  rumo ao bem-estar pessoal e à concretização de projetos de vida (em conformidade com as necessidades e idiossincrasias da criança ou jovem).
Tal intervenção no  concelho da Figueira da Foz reveste-se de grande relevância e pertinência na medida em que esta área geográfica apresenta um acréscimo  do abandono escolar, junto de alunos do 2º e 3º ciclo, com maior incidência em indivíduos do sexo masculino, e uma diminuição acentuada (no que diz respeito ao percurso académico 2º e 3º ciclo) do número de crianças/jovens matriculados nos estabelecimentos de ensino.
Face ao exposto, a atuação da A.V.A. pretende atingir os seguintes objetivos: “Conhecer a realidade social da criança/jovem e da sua família; promover a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar; fomentar a relação escola-família-comunidade; promover a inserção do público-alvo na comunidade escolar; promover a educação para a saúde/educação sexual, para o exercício de cidadania participativa e consciente e para o empreendedorismo; promover a prática de atitudes e comportamentos positivos e ajustados em contexto educativo; despertar para uma atitude crítica e interventiva em relação à comunidade escolar e do meio em que a escola e a criança/jovem se insere e, por fim, promover para a formação ao longo da vida.
.........................................................................................
Para atingir os objetivos gerais propostos foi desenhada a seguinte estrutura operacional com objetivos específicos bem concretos:
Gabinete de Mediação escolar
Tem como principal objetivo o estudo acompanhado (apoio escolar e pedagógico) e a promoção/desenvolvimento de métodos de estudo adequados.
Oficinas
Atividades diárias
Nesta oficina, as crianças e jovens do Projeto aprendem a saber fazerde forma divertida as mais variadas atividades do quotidiano, promovendo, desta forma, a socialização, a integração, a cooperação e a auto-estima.
Expressão Artística
As atividades desta oficina têm como objetivo desenvolver nos destinatários do projeto a criatividade artística e plástica e fomentar o seu interesse pela arte. A prática da arte teatral, que também é integrada neste projeto, aposta no desenvolvimento da autonomia e da auto estima.
Informação Cívica
São realizadas sessões de esclarecimento sobre os mais variadíssimos temas: sexualidade e afetos; comportamentos de risco (álcool, tabaco, drogas, jogo); a importância da prática do voluntariado; família; prevenção rodoviária, ambiente e saúde, entre outros.
Gabinete Socializar
Pretende-se através da sensibilização, acompanhamento e encaminhamento, direcionar os jovens para oportunidades formativas e profissionais existentes na comunidade, alargar os seus horizontes incentivando-os a assumir uma postura mais ativa, positiva e responsável na sociedade. O desenvolvimento deste gabinete visará a construção de um projeto educativo/profissional ajustado. 
Oficina Partilhar
Esta oficina pretende efetuar um treino de competências pessoais e sociais alicerçado em atividades de cariz lúdico-pedagógico orientadas para a motivação e participação individual
Oficina Salto
Tem como objetivo semear o conceito e a prática do empreendedorismo social desenvolvendo habilidades e competências que contribuam  para a construção do projeto de vida e sua inserção no mundo do trabalho.
Indicadores quantificados
Data de lançamento - 1 de janeiro de 2015; Data de términus - 31 de dezembro de 2015
Número de voluntários * - 3; Número de colaboradores – 1; Número de beneficiários – 80; Idade - dos 6 aos 25 anos; Área geográfica  do projeto - Concelho da Figueira da Foz e freguesias limítrofes; Verba orçamental total estimada - 10 950 euros; Apoio Auchan de 8 800 euros.
*-Previsto apoio pontual dos professores e técnicos ligados ao regular funcionamento da Universidade Sénior, bem como de integração de colaboradores do hipermercado Jumbo da Figueira da Foz.