22/05/14

A Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça (SMS) recebida na Câmara Municipal para tentar laços institucionais tendentes a manter e preservar o Mosteiro de Santa Maria de Seiça

No dia 8 de maio de 2014 a direção da SMS, constituída pela presidente Maria Rosa Anttonen,  José Coelho e o arquiteto Edgar Gonçalves e ainda como sócio fundador o padre Manuel da Silva, foram recebidos na Câmara Municipal da Figueira da Foz pelo presidente João Ataíde. Maria Rosa Anttonen deu a conhecer os objetivos e as metas que esta Associação gostaria de concretizar e alcançar criando, assim, sinergias e parcerias entre a Câmara e a SMS.

João Ataíde felicitou a associação pela iniciativa e adiantou que estará sempre disposto, dentro das suas possibilidades, a ajudar e a participar nas suas iniciativas e, por sua indicação, indicou a drª Teresa Folhadela para servir de contacto direto entre as duas instituições. Pediu também a colaboração do arquiteto Edgar Gonçalves no sentido de analisar eventuais custos de um projeto para a manutenção e preservação dos claustros e espaço envolvente​. Desafio aceite e a médio tempo, conjuntamente com a SMS, irá apresentar uma ideia sobre essa requalificação, sendo este um objetivo que tinha na sua constituição. Considera-se assim que esta ação embrionária é já um sinal que a SMS e a Câmara Municipal estão a criar laços institucionais por forma a manter e preservar o Mosteiro de Santa Maria de Seiça.  

Este projeto poderá servir um dia a uma qualquer candidatura para a recuperação, até porque o presidente da autarquia informou que, em tempos, já concorreram a apoios, mas a falta de um projeto condicionou essas candidaturas.

A SMS disponibilizou-se também a ajudar e a participar em tudo que possa e que diga respeito ao local. Desde já ficaram em colaborar na reformulação do percurso pedestre da Rota de Seiça, que passa sobre campos inundados na altura das sementeiras e no inverno, impossibilitando o seu trajeto a quem dele pretenda usufruir.

Ficou também agendada uma visita de João Ataíde ao Convento de Santa Maria de Seiça em junho para conhecer melhor o local e o espaço envolvente, para, em conjunto com outras entidades e com a SMS promover a limpeza aos claustros que se encontram cobertos de silvas, e colocar algumas vedações para manter os visitantes em espaço seguro já que o mosteiro está em estado de ruína.

A Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça agradece ao sócio fundador, o padre Manuel da Silva, a sua presença, bem como à forma cordial e esperançosa como foram recebidos pelo presidente João Ataíde, e também pelo Comando da GNR do Paião, onde também se deslocaram para dar conta dos seus objetivos.

Como continuação do que a Associação SMS se propôs fazer em prol do Convento e da região, deslocar-se-ão ao local diversos professores da Universidade de Lisboa, para fazer o levantamento da fachada principal do Convento de Santa Maria de Seiça e acompanhar a sua evolução periodicamente (movimentação de terras, inclinação etc).